quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quando nascemos?

Sábado. Todas exaustas da semana intensa de chuva e trabalho, este que, para nós mulheres, se estende para muito além do horário comercial. Até que a temperatura do dia estava amena, e o calor insuportável de todos os nossos encontros não era mais um desafio a ser superado. Neste momento o texto a ser estudado era sobre o Brincar na Educação Infantil, artigo da querida Ângela Borba, estudiosa dos assuntos da infância e que atua no cotidiano escolar(coisa rara entre os “grandes” nomes da educação, cuja maioria nunca entrou numa sala de aula). Mas enfim, o assunto não é bem esse. Voltemos. Após discussões intensas sobre a importância do brincar, propomos uma dinâmica na qual cada uma de nós falaríamos sobre alguma memória da infância, relacionada a algum brinquedo que escolhêssemos (havia brinquedos expostos na sala).

Várias memórias foram verbalizadas: umas felizes, outras tristes, e todas me reforçando a certeza do quanto as marcas da infância são carregadas pela vida afora, pro bem e pro mal. Mas uma fala, em especial, mexeu comigo, e está me perturbando até agora. A moça jovem, de sorriso largo, disse que havia nascido aos 10 anos de idade, pois antes disso vivia doente, numa infinidade de alergias que ninguém sabia o porquê. Não podia brincar, só conseguiam parar no estômago água com fubá, não tinha forças pra ir à escola, não podia suportar o pó do giz, não convivia com outras crianças, enfim, e nesse monte de “não poder nada” a única coisa a se fazer era ficar admirando a paisagem, que por sinal era bem bonita, no interior de minas gerais.

A paisagem e as intermináveis possibilidades de agir sobre ela a deixava ainda mais triste. Não se sentia viva na vida, apenas observava. Até que aos 10 anos de idade, já no Rio de Janeiro, as doenças começaram a desaparecer, e a menina começou a nascer. Só então pôde experimentar as árvores, as pessoas, a escola e o mundo. A menina sentiu-se, pela primeira vez na vida, viva, pois agora ela podia escolher brincar, podia aprender a ler e podia sair por aí e viver, embora as mazelas da contemporaneidade nem sempre nos permita. O dia de seu nascimento estava bem definido em sua cabeça: 10 anos após o parto oficial. Antes ela ainda estava maturando no ventre da mãe. Imagine só, 10 anos de gestação!

Eu forço a memória, mas não consigo lembrar-me do dia que nasci. Será que foi mesmo no parto de minha mãe? (pelo que ela diz a experiência não foi das mais agradáveis) Será que quando aprendi a ler? Será que foi quando me percebi amando pela primeira vez? Quando me casei? Ou quando descobri o mar?... Não sei... Às vezes a gente só percebe que nasceu quando morrem algumas coisas... Mas que estou vida, ah... isso eu sei que estou! (e esse é assunto pra um outro post).

É preciso certa dose sensibilidade para se perceber na vida e de muita coragem para viver. Agora, para perceber nosso próprio nascimento, a sensibilidade dever ser ainda maior... Quem sabe um dia eu me lembre? Ou ainda, quem sabe eu descubra que ainda nem nasci? Será?

E você? Lembra-te do dia do teu nascimento?

6 comentários:

  1. Isa, quantas palavras bonitas!!!
    Fiquei muito feliz quando li seu recadinho e soube dessa entrada oficial no universo dos blogs. Acho que pensamentos como este, que fazem brotar tantos outros, precisam sim de registro. Que bom faz em escrevê-los!

    Também não sei selecionar qual o evento que marca meu nascimento, mas tenho tantas lembranças boas da minha infância que esse assunto me faz viajar no tempo! sorrisos!

    Um beijo, vou voltar muitas vezes aqui!

    ResponderExcluir
  2. Q visita gostosa, Lu! Seja sempre bem vinda, e mais sorrisos pra ti!
    Bjs.:)

    ResponderExcluir
  3. Isa,

    Muito interessante! Perguntinha difícil...
    Vou pensar sobre o assunto, mas o que sei é que nunca me senti da mesma forma que a sua colega. Isso, realmente, nos faz refletir sobre o quanto devemos agradecer e aproveitar cada minuto de nossas vidas da melhor maneira possível.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Acho que já nasci e renasci algumas vezes, frente às conquistas, às alegrias ou às dificuldades da vida. Mas hoje tenho certeza de que já há um novo renascer programado pra mim... a chegada do João Bernardo, a quem eu amo mais e mais a cada dia.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Max. E às vezes nos esquecemos disso.
    Obrigada pela interação.
    Bjs.

    Ah, minha amiga... Eu tbm aguardo ansiosa a chegada deste (re)nascimento! E eu tbm já amo o Bernardinho, esse sonho transformado em realidade! Aguardo contigo essa novo renascer!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Liiiindo! ;) vc tem o dom de usar as palavras pra tocar as pessoas.. beijos!

    ResponderExcluir