quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paixão

Quando a gente se apaixona o mundo vira de cabeça pra baixo. As mãos suam, a cabeça fica longe, o olhar ganha um novo brilho, o coração não desacelera e as borboletas insistem em bater suas asas dentro da nossa barriga, provocando aquela cosquinha gostosa o tempo todo.

Quando a gente se apaixona perde-se todo o juízo, sanidade mental e pudor. Somos capazes de fazer tudo aquilo que antes julgávamos imoral, tudo aquilo que dissemos que jamais faríamos por homem nenhum, por mulher alguma. A alma desembesta... Julga-se tudo com a inconsciência apaixonada. Paz? Não... paz e paixão nunca dão as mãos.
Quando se está apaixonado o espírito fica sempre perturbado. A paixão é vermelha.

E pra quem pensa que a paixão é apenas prazerosa, muito se engana. A paixão, se não atende nossas expectativas (o outro), também dói. Dói no corpo e na alma, dilacera o peito, arde na corrente sanguínea. Não há como se desprezar a dor da paixão, pois ela fica ali, exposta, mostrando na sua cara que ela existe. A paixão é bem malzinha também, não tem pena de ninguém. É uma boa merda...

Mas ainda assim, penso que se apaixonar vale muito à pena, mesmo que seja pela pessoa errada, mesmo que se sofra pra cacete, mesmo que se demore anos para cicatrizar as feridas. Imagine passar por esta vida sem nunca ter sentido todas as dores e as delícias de uma paixão? Imagine viver sempre na racionalidade? Nunca perder cabeça, nunca sentir essa dor, nunca fazer amor que nem animal, nunca querer morrer dentro de alguém, nunca morrer de paixão... e depois renascer... Ah não!... Pode até parecer meio masoquista, mas é muito bom estar apaixonado! E se for pelo sujeito certo então... quem sabe não vira amor? Sim, porque a paixão tem prazo de validade. Infelizmente... ou felizmente?

3 comentários:

  1. Belíssimo texto, Isa!

    Sem paixão somos como seres autômatos. A paixão e o amor é que dão sentido a nossas vidas.
    Como dizia o poeta: "quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada não..."

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Perfil do orkut!
    Comentário do Roger: se assinasse Arnaldo Jabour, ninguém falaria q não é.

    Mt bom, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por estarem sempre aqui, queridos!

    ResponderExcluir