quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Último post de 2010

Acho que em todas as culturas em que há uma data ou ritual que marque a passagem do tempo, o momento serve como reflexão sobre o tempo que passou. Tempo de avaliar o passado e planejar (o que for possível) o futuro. Para mim, 2010 não foi um ano tão diferente dos últimos, mas com algumas novidades que valeriam a pena serem relembradas.

Poderia falar aqui sobre o novo trabalho, onde tive experiências maravilhosas trabalhando com alunos adultos. Poderia falar da saudade que eu sinto dos pequenos. Poderia falar sobre amores e amigos verdadeiros, com quem compartilhei as dores e alegrias neste ano. Poderia falar sobre dúvidas e medos que tive do mundo e até de mim mesma. Poderia falar sobre os filmes que vi e os quais ainda não consegui assistir. Poderia falar da vontade que eu tive de mudar de emprego e de vida. Poderia falar da minha família, que fica cada dia mais louca, engraçada, bonita e distante de mim (por minha causa). Poderia falar da alegria, da angústia e das expectativas em relação ao mestrado. Poderia falar da esperança ainda mais estranha que tenho de que tudo melhore neste país. Mas quero mesmo é falar de encontros, ou melhor, de um reencontro, que me possibilitou tantos outros.

O encontro de que quero falar é do reencontro com a escrita, que me trouxe a este espaço e me possibilitou reencontrar e conhecer tantas pessoas bacanas, que também gostam de escrever e compartilhar seus desejos, fantasias, sonhos, medos, revoltas e uma infinitude de sentimentos que nos tocam enquanto gente. A escrita, que me traz muitas alegrias e alguns aborrecimentos, que me esconde e me revela, que me aproxima e me afasta, que me confunde e me esclarece. A escrita, que me faz ter ainda mais vontade de comer literatura, de descobrir outros modos e mundos, que me leva a conhecer um pouco mais daquilo que me inquieta, que não tem nome, mas que está dentro de mim. A escrita, que fez meus pensamentos pararem de circular dentro de mim e vir para um espaço público ser compartilhado, julgado, comentado, ignorado ou sentido. A escrita, que sempre me deixa na dúvida se tem ou não ífen, vírgulas, acentos, concordância, etc. Que sempre me diz que é preciso ler mais e escrever melhor , que às vezes me convence de que é melhor não publicar, mas nunca a parar de escrever. A escrita, que me é tão despretensiosa, que quer apenas me aliviar, me fazer mais leve (e mais livre). Que há muito estava ausente, que veio se reaproximando através de outros textos. Que chegou, que sempre deixa saudade e não quer partir.

Que em 2011 ela traga boas notícias, mas que não tenha vergonha de chorar, de se mostrar frágil e sensível. Que ela possa ser perdoada quando  não vier tão bonita quanto gostaria, mas que sempre esteja por aqui, e por aí também.

Feliz 2011!

17 comentários:

  1. Revelou-se em 2010 uma grande escritora, com vários textos que nos fizeram refletir sobre os aspectos mais interessantes do mundo feminino e do universo de modo geral.

    Escreva bastante em 2011 e continue nos brindando com sua inteligência e sensibilidade!

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  2. Querida, que belo texto, denso, sincero, você ! Amei e fico feliz por estar por perto.. beijos especiais, lindo 2011!!! carinho,

    ResponderExcluir
  3. Faço coro com o Fernando. Um forte abraço e um feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=Y_hlwdlwI2c&feature=player_embedded

    Feliz Ano Novo minha amadissima...Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  5. Isabele,
    Na passagem do tempo enunciada por aqui e ali, nos cabe o lirismo bem-humorado de Quintana quando na frase movimenta nossas emoções, desejos, memórias, amanhãs, "lá bem no alto do décimo andar do Ano vive uma louca chamada Esperança"... Sua escrita fala dessa tua-nossa esperança. Quantas revisões, lacunas, carências, necessidades a ressignificar crespúsculos na plenitude dos amanheceres.
    Que sua escrita continue assim mexendo com o melhor de nós!
    2011 frui, boas influências energizam, sorrisos, águas, pulinhos, abraços, tim-tins... Tudo de bom para você!!!

    ResponderExcluir
  6. ...você sempre linda com as palavras!

    Isa querida,


    "O laço que une a sua
    família verdadeira não
    é de sangue, mas de
    respeito e alegria
    pela vida um do outro.

    Raramente os membros de
    uma família se criam
    sob o mesmo teto."

    Richard Bach [Ilusões]


    ...eu penso que na blogosfera
    também é assim, um lugar onde
    fazemos tantos amigos/irmãos,
    atraídos pelas afinidades de
    alma.

    e é em nome dessa afinidade
    que eu estou aqui desejando à
    você que sempre esteve comigo,
    um felicíssimo 2011, ano em que
    se Deus quiser, também estaremos
    juntos nos caminhos do amor!

    bjbj

    ResponderExcluir
  7. Querida, vim aqui para lhe desejar um ótimo ano novo... que ele seja repleto de boas energias...

    um grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Desejo um ano novo fértil de palavras e idéias.É um prazer ler o que você escreve.

    Feliz 2010

    ResponderExcluir
  9. Encantadora a sua reflexão e o assunto escolhido. A escrita, o ponto de encontro da gnt com o mundo, seja o real ou o que gostariamos que o fosse. Eu desejo um 2011 repleto de inspiração, desejo palavras que consiguam se aproximar do que seu coração quer traduzir e desejo ainda muita felicidade e sonhos realizados. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá IsaBele.
    Vim agradecer a tua visita, e também por me estares seguindo, continua que estás no bom caminho, que 2011, te traga tudoaquilo que mais desejares.

    Um felizno novo,
    beijinho,~
    José.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas suas palavras!

    Que cada dia de 2011 se vista de sorrisos, de alegrias, de esperança...

    E sejamos felizes!

    Feliz Ano Novo!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Essa foi a grande novidade do ano de 2010 pra mim também: o blog e a blogosfera. Realmente, um mundo novo com imensas possibilidades e facetas.
    Vc é uma dessas pessoas maravilhosas que conheci e que não pude seguir como gostaria. Entretanto, uma das minhas pretensões este ano é administrar melhor meu tempo de forma a poder visitar com mais liberdade e assiduidade, a todos os meus amigos blogueiros.
    Te desejo um 2011 repleto de realizações que a façam muito feliz e que possamos compartilhar, mais amiúde, nossas sensações e impressões sobre a vida.
    Beijokas e meu carinho.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Isa

    Belo texto!
    Gostei muito de conhecer o seu cantinho e espero que não pare de escrever tão cedo e que isso te faça bem e nos brinde com textos como esse.

    Desejo a ti e à sua família um belíssimo 2011.

    Até daqui a pouco! =)

    ResponderExcluir
  14. Desejo a você um ótimo ano, moça. Com lindos e eternos setembros!

    grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Que 2011 te seja repleto de paz, saúde e realizações!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. IsaBele

    Deixo os votos de um 2011 cheio de Paz, Alegria e Amor!

    Beijos...
    AL

    ResponderExcluir