quarta-feira, 10 de novembro de 2010

(Des) Equilíbrio

O mundo pede equilíbrio. Alguns estudos dizem que o equilíbrio é um princípio universal, aplicável e necessário em qualquer circunstância. Para vivermos felizes precisaríamos ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos equilibrados, um corpo equilibrado, uma cabeça equilibrada, uma família equilibrada, meio ambiente equilibrado, enfim, uma vida com tudo nos conformes. Difícil, não? Eu diria até impossível nesses tempos...

Em meio a tanta correria o equilíbrio anda se escondendo por aí. As pessoas procuram nos consultórios psiquiátricos, nas terapias alternativas, nas religiões, nas artes, na escrita, nos amigos, nos amores e até nas paixões! O que posso afirmar é que nesta última ninguém vai encontrar. Equilíbrio requer consciência, e paixão não tem, não a conhece. Paixão pode até ser sinônimo de desequilíbrio, tudo é em demasia.

E dá um trabalhão encontrar equilíbrio vivendo neste mundo louco, haja disposição! Mas quem quiser se dar ao trabalho pode procurá-lo entre a razão e a emoção, entre a depressão e o deboche, entre o salgado e o insosso, entre o inverno europeu e o verão latino, entre a obsessão e o desprezo, entre o workaholic e o vagabundo, entre o marombado e o sedentário, entre o perfeccionista e o desleixado, entre o valentão e o medroso, entre o apaixonado e o acomodado, entre a solidão e a multidão, entre a loucura e a apatia, entre o On the Road e a inércia, entre o cheio e o vazio... O equilíbrio está mais ou menos por ali, no meio. Viu?

Mas se não quiser ter trabalho, você também pode comprar na farmácia. Vem em gotinhas, tem pra todas as ocasiões e dizem que é natural.

Falando assim parece até fácil, mas não é não. Tem gente que vive uma vida inteira sem encontrá-lo. Tem gente que,assim como eu, encontra equilíbrio em algumas coisas e em outras não, ou talvez nunca o encontre. Eu não conheço ninguém que o tenha encontrado em todos os aspectos da vida, até aquela pessoa zen que a gente acha que vive uma vida em total harmonia, quando chegamos perto, vemos que também tem lá seus desequilíbrios. A verdade é que de perto ninguém é muito certo mesmo... Mas vamos combinar que a falta de equilíbrio também tem lá seus encantos, e se bem utilizada pode tornar a vida muito mais interessante.

Isa Lacerda.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto!

    Equilíbrio. Dizem que o ponto maior de tensão e que leva ao equilíbrio da balança está bem no meio dela, naquela bolinha que fica embaixo, segurando a onda, equilibrando... ali está a força. Tensão. Não é fácil alcançar equilíbrio. Eu não o tenho na maioria das vezes, mas quando o tenho, é ótimo, é pleno.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu, totalmente desequilibrada, escorregando sempre pelo pescoço da Girafa! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. O equilíbrio é essencial para a nossa vida, mas um equilibrio total deixa tudo muito fácil. Acho que o nosso objetivo de vida é encontrar o equilibrio, e se já o tivermos, que graça teria viver?
    Adorei o blog, estou seguindo!

    Beeijos!

    ResponderExcluir