domingo, 2 de maio de 2010

Outros sabores

Eu sempre fui meio chatinha em questão de alimentação, nunca gostei muito de legumes e verduras (e minha vó tanto insistiu). Por mim comeria arroz, feijão, bife e batata frita pelo resto da vida. Ok, exagero. Mas o fato é que nunca quis sair muito do trivial brasileiro: arroz, feijão e carne. Todas as vezes que surgiu algo mais exótico na mesa eu fiz cara feia, sem sequer degustar a nova proposta gastronômica. No entanto, volta e meia eu sinto uma vontade gritante de comer algo diferente, mas que eu não sei bem o que é. Penso nas milhares de possibilidades disponíveis no mercado gastronômico, mas nada é aquele não-sei-o-quê que eu tanto quero.

Há alguns anos atrás comida japonesa virou moda por aqui, e era “chic” gostar de peixe cru. E eu, preconceituosa que sou quanto a este assunto, torcia o nariz só de ouvir falar. De vez em quando uma amiga ou outra me convidava pra “comer um japonês”, mas nunca, nunca abriria mão das minhas convicções gustativas e me renderia a entrar num restaurante pra comer peixe cru (e caro). Mas como no amor a gente acaba cedendo certos caprichos em nome de pequenas e grandes alegrias do parceiro, eu tomei coragem e resolvi me aventurar na culinária japonesa. Nem preciso dizer que o troço cru era realmente horrível, que aquelas algas jamais poderiam ser mastigadas por um ser humano normal, e que eu estava realmente certíssima em não perder tempo com essas comidas estranhas que o povo gosta de importar. Pois bem, isso foi a primeira vez. Na segunda vez até que o hot filadélfia desceu mais redondo, e passei todo o tempo comendo os tais rolinhos primavera enquanto os amigos comiam coisas cruas numa felicidade quase orgásmica.
Daí não teve jeito, bastou um pouco mais de insistência e abertura de minha parte, e na terceira vez eu achei salmão cru a coisa mais deliciosa do mundo! Parecia que alguma coisa tinha mudado no meu organismo, meu estômago tinha virado um oceano onde os peixes poderiam conviver na mais perfeita harmonia! E só então eu pude começar a reparar não só nos sabores, mas na beleza que há na culinária japonesa, além dos ambientes dos restaurantes, que são bem charmosos... E eu passei a gostar tanto de suchi, makimono, sachimi e condimentos orientais, que toda vez que vem aquela vontade de comer algo diferente, eu corro pro japa, e fico bem satisfeita (não levem pra maldade, pessoas! rs).

Cada ida ao japonês se tornou uma descoberta de novos sabores, e então eu descobri que é preciso experimentar novos gostos, e que a primeira impressão pode até não ser boa, mas se dermos uma chance e esperarmos o tempo de adaptação, as coisas podem ganhar um novo sabor. Mas eu tenho certeza que daqui há algum tempo eu vou ficar de novo com vontade de comer um não-sei-o-quê, mas aí eu não vou hesitar em partir pra um novo gosto, e pode até ser uma comida que não vou gostar, independente do número de vezes que eu experimentar, mas vai valer a pena saber que realmente eu não gosto, porque eu conheci.

Ah! E por que eu tô falando tudo isso??? Porque o maridão me levou pra comer no japa hoje, e isso me deixou toda felizinha... (pois é, ando bem facim) rsrsrs :) E ainda dizem que comida japonesa, além de ser muito saudável, é afrodisíaca! hehe... Então fica a dica da semana para meus queridos que nunca comeram um sachimi: Experimentem mais de uma vez!

Ps. Falando em experimentar novos sabores, deixo pra vocês um delicioso poema de Clarice Lispector. Boa semana! Para ler o Poema é só clicar!

8 comentários:

  1. Esse papo me deu uma vontade...
    Rsssss
    ô vício!!!

    Isso aí, Novos Sabores!!!

    ResponderExcluir
  2. comigo foi da mesma forma. Provei várias vezes e detestei, tive até vontade de chamar Raul. Hoje é minha comida predileta, predileta mesmo e dar vontade e precisar ir comer um japa de qualquer maneira.kkkkkkkkkkkkk além de todos que você listou adoro a sopinha e o pepino a vinagrete. Nós aqui em casa aprendemos a fazer yakissoba e fica muito bom . Beijos, amiga

    ResponderExcluir
  3. Duas viciadas!!! Três, contando comigo! rsrsrs Quando queizerem comer de palitinho é só me chamar q eu vou!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Tá bom!... Vou revelar aos seus seguidores "onde" vc gosta de almoçar diariamente... kkkkk... Dá-lhe Seu Everaldo!!! kkkk

    ResponderExcluir
  5. huahuahauhauhauahauahuahauhauhuuu!!!! Amiga, eu ainda faço um poste sobre o Seu Everaldo!!! kkkkkkkkkk!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não posso negar que adoro seu Everaldo. J á temos dois almoços a marcar

    ResponderExcluir
  7. Estamos esperando o q então, Dani????

    ResponderExcluir
  8. Quero saber quando vai ser a próxima...

    ResponderExcluir