domingo, 30 de janeiro de 2011

Um coração fraco

O que fazer quando a felicidade transborda? Como agir quando não se sabe merecedor de tantas benécies? Como agradecê-las? Porque a felicidade nos escolhe, dentre tantos?

Estas e outras questões me foram trazidas por Dostoievski na sensível peça “Um coração fraco”, brilhantemente interpretada por Caio Blat e Kadu Fávero. A história fala de amor, amizade, felicidade e loucura. Vássia, um rapaz pobre que trabalha em uma repartição pública, interpretado por Caio, se vê diante de um grande amor correspondido, sucesso profissional, além de poder contar com a sincera amizade de seu companheiro Arkaddi. Sua vida se torna tão feliz, tudo parece dar tão certo, que seu coração não suporta a própria felicidade. O moço não se acha merecedor de tanto e entra num processo de enlouquecimento que arranca lágrimas tanto da platéia quanto do próprio elenco.

Afinal, num mundo onde as pessoas almejam a felicidade gratuita, o que seria necessário para merecê-la? Durante o espetáculo eu pensava se realmente eu merecia aquela mão segurando a minha, companheira de tantos anos. Se realmente eu fiz algo merecedor de tão lindos amigos que a vida me trouxe; de uma família torta, mas tão igualmente bonita, e de um trabalho que me dignifica. Será que a vida é realmente um espelho a lhe devolver o que nela você projeta? Existe a sorte? Existem os eleitos à felicidade? Existe um jeito de agradecer?

Eu já me considero lindamente mimada por Deus, sobretudo por conseguir encontrar o equilíbrio de me manter sã diante do muito ou pouco que me cabe. Não sei se mereço tudo que tenho, ou se mereço mais. Talvez a raposa esteja certa: "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Talvez eu também tenha cativado alguns.

Conheço algumas pessoas de coração de fraco, tanto para a tristeza quanto para as alegrias. Meu coração é fraco para as tristezas e tento fortalecê-lo, mas é forte para a felicidade. E além de forte, é pidão e quer sempre mais. Ele estará sempre aberto às alegrias e, transbordando ou não, quero sempre  dividi-las com todas essas pessoas especiais que fazem parte da minha vida. Talvez seja este meu agradecimento, sem obrigação alguma, mas por pura vontade de compartilhar beleza, e quando for necessário, também a tristeza.

Um forte abraço e bela semana a todos!

8 comentários:

  1. Certamente, você merece sim essas alegrias!!! :)

    Um beijo, Isa, boa semana pra ti também!

    ResponderExcluir
  2. ...como sempre,
    é delicioso ler você!

    felicidade tbm é isso,
    e todos merecemos um
    pouquinho dela.

    bj, linda!

    ResponderExcluir
  3. Que linda a sua reflexão. Eu acho que a raposa tem razão, realmente acho que o que recebemos do mundo nada mais é do que a merecida colheita um dia cultivada. Não duvide do seu mérito, tenho certeza que a vida lhe presenteia porque reconhece em você alguém que merece ser absolutamente feliz.
    Bjs e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  4. A felicidade, quando incentivada, triplica coisas boas em nossas vidas.

    Beijo, Isabele.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  5. Acho que a felicidade desconhece meu endereço.

    ResponderExcluir
  6. IsaBele...

    Uma delicia ler vc!!!


    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir
  7. Ser feliz é tão dificil ...
    Não acredito na felicidade plena. mas em momentos felizes...
    Bjos achocolatados querida

    ResponderExcluir