quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Olhar de Turista

Quando somos turistas, nossos olhos estão sempre voltados para o belo. As ruas são mais bonitas, as pessoas mais simpáticas, o clima agradável, até nossa disposição muda! Andamos leves, despreocupados, como se o tempo fosse infindável. Fazer coisas bobas como correr na rua, tomar um sorvete, ficar horas admirando a paisagem e sentir o cheiro do ar tornam-se momentos tão especiais, como se não existisse ruas, sorvetes, cenários e cheiros gostosos no nosso lugar comum.

Estar num lugar diferente nos leva a uma excitação florida. Ficamos meio abobados com as pequenas coisas, acordamos sorrindo, e renovamos as energias a cada manhã. Não há cansaço.

“Se faltar calor, a gente esquenta. Se ficar pequeno, a gente aumenta. E e se não for possível, a gente tenta..."

Aquele amigo de viagem, que você já está mais que acostumado a todos os humores do cotidiano, ganha um novo brilho. Como turista, você não enxerga de forma diferente apenas as novidades. O outro de todo dia torna-se diferente também, você se vê diferente, se comporta diferente. Diante do novo você dá o melhor de si: o melhor sorriso, o melhor humor, a melhor roupa, a maior coragem... E embora você queira mostrar seu lado mais bonito, você perde totalmente a vergonha de parecer ridículo, e não se importa em rodopiar de alegria feito uma doida em meio as flores, em dar o beijo mais apaixonado, em ser feliz independente do que os outros pensem.

Voltar pra casa pode até ser um pouco dolorido, mas é imprescindível que se volte, não apenas por que temos nossos compromissos com o cotidiano. É preciso voltar, sobretudo, para que o encanto das novidades permaneça. É preciso voltar para que as fotografias sejam belas lembranças. Voltamos por que só o contraste dá realidade pode dar brilho ao sonho, e não podemos deixar de sonhar, mas também não podemos tirar os pés do chão. E se tem algo que nos motiva ainda mais a voltar, é que sempre, sempre tem alguém nos esperando, e como é bom ter quem nos receba em nossos retornos, em nossas idas e vindas... Então voltamos, e sempre trazemos conosco um pouco mais em nosso olhar.

Isa Lacerda.

Ps. Aproveito este espaço para agradecer ao amigo blogueiro Max, por ter deixado este meu lugar com esse novo visu: chic, clean e lindoo!!! Ameeeeiiii!!! Obrigada pelo carinho e sobretudo pela paciência com a minha ignorância internética! rsrsrs Bjooo!!!

18 comentários:

  1. Oi, Isa

    Post novo, layout novo e energias renovadas com o passeio. Coisa boa, né?

    Tu disse tudo quando fala do retorno dessas viagens: "como é bom ter quem nos receba..."

    Bjs

    P.S.: Tu é fã dos Engenheiros do Hawaii, né?

    ResponderExcluir
  2. P.S.2: Por alguma razão muito misteriosa não vi o seu agradecimento ao final do post.

    Não precisa agradecer, tu merece. Como disse, o layout bonito combina perfeitamente com o conteúdo do blog.

    Lembrando a quem passar por aqui que esse template é de autoria da Juliana Sardinha, autora e editora do Dicas Blogger.

    Eu apenas instalei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É que eu atualizei a postagem... rsrs

    Depois eu vou passar lá no blog da Juliana para agradecê-la tbm... Mas sem você, com certeza eu não consegueria instalar, então muito obrigada mesmo!

    E sim! Sou fãzoca do Engenheiros!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo o visual!

    Sabe o que penso? Devemos viver na nossa cidade como se estivéssemos a passeio. Fazer tudo aquilo que fazemos quando estamos viajando.

    Nossas cidades possuem belezas ocultas e até mesmo facilmente identificáveis. Nós é que andamos pelas ruas olhando apenas para dentro de nós mesmos.

    É sempre bom estender o olhar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Lily! Mas a gente sabe q não é tarefa simples ter esse olhar em nossa guerra diária... Mas vamos tentando...

    Beijinho e grata pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Isabele,
    Fui lendo assim: palavra a evocação, evocação a palavra - do que escreveste e não pude deixar de fazer analogia com "a menina e o pássaro encantado", cuja ida e vinda faz o passáro sempre mais bonito, mas, quando a menina tenta aprisioná-lo ele vai perdendo as cores de cada lugar que traz em si e aí sempre fazia feliz a menina... ocorre o popular revestrés na relação...
    Nossas viagens nos fazem bem, chegamos cheios das belas passagens vividas, sentidas, percebidas e que sempre nos tornam mais vívidos, nada a ver com o ciúme ou a posse da menina.
    Você é uma passarinha encantada que por aqui nos encanta sempre. Noz faz muito bem!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, moça!

    Outro dia, passeando no teu Blog, vi que você o seguia, o Rafa Feck.

    O texto é maravilhoso!

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. "passarinha encantada". Que meigo, isso! Adorei! rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Aprimorar sempre, até a maneira de ver o mundo, que nos cerca...Belo texto menina bonita.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  10. ihh amiga eu que viajo tanto (levando é claro em conta minha vasta imaginação)penso realmente que a visão do nosso ninho deveria ser melhora a cada voo que dessemos mas... ainda não consegui atingir este nivel. Ainda fico mais interessada naquilo que não vejo constantemente mas não pq sou desacreditada no mundo real que me cerca mas é que a batalha é grande e a rotina ardua. com certeza o melhor é poder retornar pq aí temos mais um ponto de partida!!! E quantos as fotos... isso vc viu que eu curto pra caramba.

    ResponderExcluir
  11. de maneira poetica me senti descrita em seu texto. foram 7 dias maravilhosos em que a gente se descobriu mais do que em 1 ano de convivencia.Adorei a descoberta!!!
    Quero ter oportunidades de descobrir mais de vcs. Na CVC (cris viaje contente) tem um roteiro nordeste maravilhoso...

    ResponderExcluir
  12. ah, q texto agradável.
    ficou bem legal seu blog de cara nova
    bjus!

    ResponderExcluir
  13. Lindinha, ficou muito lindo por aqui. o Max, nosso amigo virtual, tá mais para amigo virtureal, hein?! Legal!
    Viajar é mesmo tudo de bom. Manter esse olhar de turista, pelo menos um pouquinho, no dia-a-dia é tão bom... beijos querida,

    ResponderExcluir
  14. Isabelle... que texto sensacional! Irretocável! Você esceve muito bem! O texto é envolvente, dinâmico, alegre e intenso.
    Gostei demais.
    Quero te convidar para saborear uma mousse de chocolate comigo. Vá, sim, será um prazer recebê-la.
    Beijokas.
    Seguindo...

    ResponderExcluir
  15. Isa muito interessante o que você disse sobre que é necessário voltar para o cotidiano. Concordo com você. É estes momentos em que somos "turistas" em que nos aperfeiçoamos e nos melhoramos, é nesses momentos em que exteriorizamos o nosso verdadeiro 'eu' - como voce relata em fazer coisas em que nosso 'territorio' não faríamos. Mais a volta para nossa rotina é como uma prova, porque se somos capazes de sermos felizes - não há lugar para que isso ocorra.

    Beijos

    Leo

    P.S. : Li o seu post respirAR e comentei lá.

    P.P.S: Parabéns pelo novo layout. Ficou bem bonito.

    Beijos

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Praticamente acabamos de chegar, mas deixo meu carinho e um beijo cheio de saudade.

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  17. Olá Isa,

    Suas palavras são sempre de sabedoria, aqui e lá... Agradeço por deixá-las lá em meu canto e aqui me delicio em suas lembranças que não são muito diferentes das minhas, por isso me emociono!

    Deixo um afetuoso abraço!

    ResponderExcluir
  18. Querida Isa,
    suas palavras possuem umencanto,
    que nos emociona!

    Adorei seu poema,
    e é claro, me senti parte dele!

    Um beijo!

    Com admiração,

    Crícia!

    ResponderExcluir