quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Auto-sabotagem

É incrível minha capacidade de me boicotar. É praticamente um gol contra, daqueles que o juíz e os colegas de campo não percebem, os créditos são dados para o time adversário, e o autor da façanha fica com cara de paisagem acreditando que vai sair impune. O problema (ou solução?) é que a tecnologia está aí, e nos disponibiliza o replay em câmera lenta a 5000 frames por segundo. Então somos obrigados a assumir o cinismo.

A auto-sabotagem me surge como um recurso para que eu me sinta bem achando que eu fiz o que deveria ser feito. Saio da academia de ginástica com ares de atleta, fingindo pra mim mesma (e pior é que eu acredito!) que fiz todas as séries necessárias, sem dar aquela ajudinha com a coluna pra levantar o maldito pesinho, ou perder as contas (sempre pra menos) das repetições das séries. Compro livros e mais livros achando que vou ficar mais inteligente por isso, e muitos deles não passam da 2ª página, me sinto satisfeita só por vê-los na prateleira. Escondo de mim mesma os assaltos à geladeira. Nunca tomo xarope amargo até o fim, olho pros lados pra ter certeza de que não há testemunhas e jogo no ralo.

É como se existissem dois ''eus", e uma fica enganando a outra. Uma quer chegar ao objetivo, e a outra sabota o caminho. Escondo-me de mim mesma pra fazer aquilo que me envergonha. Fecho os olhos para as minhas bizarrices. Finjo pra mim mesma que não fui eu. A culpa nunca é minha. Faço minha parte, o sistema é que não funciona.

Mas a quem eu quero enganar? Ao fim do jogo eu não tenho como negar. As imagens revelam quem sou, quais foram meus atos. Querendo ou não, estamos sendo vigiados o tempo todo. Depois da auto-sabotagem só resta a culpa e o auto-flagelo, ou então digo para mim que foi apenas um engano, nada aconteceu.

2 comentários:

  1. Academia é coisa chatíssima mesmo! O médico me mandou fazer atividade física, me deu declaração para entregar na academia. Essa declaração já tem uns seis meses! Até hoje não fui... Sei que é necessário, que faz bem etc., mas e a coragem de ir lá e ficar escutando as músicas ridículas, o Bigue Bode na tevê e o povo musculoso olhando pra mim?...

    Fique tranquila: não é só vc que foge das academias não... E comer coisas gostosas é bom demais!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. A gente se boicota pra poder viver, amiga...

    Muitos beijos.

    ResponderExcluir