segunda-feira, 24 de maio de 2010

Abraço

Todo mundo gosta de um carinho, e carinho pode ser demonstrado de um monte de jeitos: numa palavra bem dita, num beijo, num olhar, num toque, numa mensagem no celular, numa lembrança especial, enfim, num grande ou simples gesto. Mas pra mim a maneira mais gostosa de sentir e acarinhar alguém é com um abraço...

Um abraço não é feito só de braços. Quando a gente abraça, abraça-se todo o corpo, sentimos o pulsar do coração abraçado, a temperatura, a energia e a respiração do outro. Nesse entrelaço todos os sentidos são envolvidos. Deve ser por isso que quando a gente se envolve muito com alguma coisa tão intensamente, dizem que abraçamos uma causa, tamanho o nosso envolvimento.

E a gente só consegue dar aquele abraço em alguém que a gente realmente gosta, não é mesmo? Se a pessoa é apenas alguém sem grande importância para nós, basta um aperto de mão ou dois beijinhos. Mas se for alguém querido, ah! tem que ter abraço!

Tem aquele abraço do dia-a-dia, que damos naqueles que estão mais próximos de nós. É uma forma de dizer obrigado por ter aquela pessoa por perto.
Tem aquele abraço de saudade, que é dado com tanta intensidade quando encontramos novamente aquela pessoa cujo tempo jamais apagou nosso gostar.
Tem também aquele abraço de medo, onde nos encolhemos no outro para nos sentirmos protegidos de todo o mal.
Tem aquele abraço festivo, que damos para celebrar momentos de alegria. Pode ser no aniversário, numa festa durante a dança ou até mesmo num barzinho tomando um chopp. É mesmo uma forma de dizer que estamos felizes.
Tem também aquele abraço que damos quando estamos tristes e nosso coração está muito dolorido, e nessas horas é só disso que precisamos.
Tem o abraço de palavras, que mandamos aos nossos queridos que estão fisicamente distantes de nós. Pode ser por telefone, por e-mail, por carta. O importante é conseguir passar essa mensagem de modo tão confortante que a pessoa se sinta abraçada, mesmo estando lá do outro lado do mundo.
Tem também aquela corrida para o abraço, que se dá no momento eufórico de um gol no maracanã, ou no campinho perto de casa.
Ah! Tem também o abraço das coisas. Abraçamos um livro suspirando sua bela história, abraçamos uma almofada quando não conseguimos abrir nossas feridas com alguém, abraçamos a panela de brigadeiro em noites de solidão...

Abraçamos gentes, coisas e mundo. Mas se tem um abraço que todo mundo gosta e busca, é o abraço apaixonado. Aquele abraço que entrelaça todo o corpo e abraça todas as nossas carências. Onde sentimos a respiração quente e poderíamos morrer ali, com braços e pernas misturados. Onde sentimos que não há outro lugar mais seguro, mais confortável. Onde não há espaço entre um e outro, pois a vontade de ser um é tão grande que poderíamos jurar que isso é possível. Onde não há espaço para o medo. Onde não há palavras para explicar o que se sente. De onde não se quer sair...

Como é bom ser abraçado e ter a quem abraçar! E o melhor de tudo é que o abraço, bem como as melhores coisas da vida, é gratuito. Então dá aqui um abraço, vai!

13 comentários:

  1. Muito bom, Isa!
    Depois desse texto, não restou muito a se dizer. Então, sinta-se abraçada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindos! O texto e o vídeo. Parabéns!

    Há muito tempo, uma amiga me disse que não há nada melhor que abraço. É mais ou menos o que vc disse também, não é?

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Lembra dos momentos do grupo? Eram abraços e mais abraços!!! Foi lá que aprendi q não tem coisa mais gostosa que um abraço!
    Gostei mt do texto!

    Um abraço pra vc com gostinho daquela época, minha amiga!

    ResponderExcluir
  4. Abraço apertado em vcs, queridos!

    Ka, eu acho q eu tbm descobri as delícias do abraço no grupo, sabe? Época gostosa, não? Tudo muito intenso: os abraços, as brigas, as paixões, as alegrias, os sofrimentos... Bem típico da adolescência! E q bom que levamos adiante muitas das coisas desse tempo, sobretudo nossa amizade.
    Outros abraços em vc, queridona!

    ResponderExcluir
  5. ai que lindo texto!
    eu adoro um abraço @_@

    obrigada pela visita, beijo

    ResponderExcluir
  6. quanta beleza nessas palavras abraçadas!

    :*

    ResponderExcluir
  7. Eu também AMO um bom abraço. Mas só dá mesmo para abraçar gente muito querida, né?! bjinh

    ResponderExcluir
  8. Brigadinha, Fernanda! Vc tbm tem palavras de se abraçar! rsrs;)

    Com certeza, Dri! Beijo a gente até dá mais ou menos, agora, abraço tem de ser com tudo. Portanto, só mesmo em gente muito querida!

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Achei o seu blog pelo blog da Lu...Gostei muito do texto!
    Abraçar e ser abraçado com carinho por pessoas que gostamos é sempre bom...
    Ah! to te seguindo...
    Também tenho um blog, depois dá uma olhadinha: www.artedamenina.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Isa,
    Vc é uma menina muito previlegiada,tem o dom de trabalhar com as palavras.
    Segue essa carreira menina!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Kele! Sinto-me lisongeada, querida! Mas acho que ainda não estou nesse nível...rsrsrs

    Bjs Flor!

    ResponderExcluir
  12. Isa,

    Teu texto me lembrou os americanos que aqui conheci. A grande maioria não é de abraços, mas, quando você os dá, eles retribuem felizes e até um pouco sem graça, meio que pegos de surpresa. Não saio abraçando todo mundo a toda hora, mas eu gosto de abraço e isso é muito dos latinos.

    É bom, e só faz bem.

    Beijos,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir